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Desafios à Norma de Desempenho

Atualmente, a impermeabilização com manta asfáltica é o material mais comum para execução de impermeabilização de lajes. Dispomos no mercado de diversos tipos de manta variando sua composição, espessura e tipo de estrutura. Esses fatores influem diretamente no seu desempenho. As mantas asfálticas devem atender à norma brasileira NBR-9952/07 da ABNT.
É importante levar em conta as dimensões da área a ser impermeabilizada e tipo de estrutura, de modo a permitir a escolha do tipo de manta mais adequado para cada caso. Também deve-se levar em conta a vida útil desejada para o sistema, pois em função desta e do tamanho da área é recomendável a utilização de dupla camada.
Esses fatores normalmente são definidos no projeto de impermeabilização, que é orientado pela NBR-9575/10.
Basicamente, a aplicação da manta asfáltica pode ser feita por colagem com asfalto quente ou a maçarico.

Sobre a manta asfáltica: manta asfáltica é produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais, que proporcionam à manta, excelente aderência, durabilidade e resistência. Estruturada com um não-tecido de filamentos contínuos de poliéster, resinado e termofixado, garante perfeita impermeabilização da área a ser utilizada.

Abaixo temos um exemplo com a sequencia de execução de impermeabilização com manta asfáltica:


Detalhe de sequência para execução de impermeabilização com manta asfáltica.

1° Passo – Regularização de superfície
A superfície deve estar limpa, seca e isenta de óleos, graxas e partículas soltas de qualquer natureza. Executar a regularização da superfície com argamassa desempenada de cimento e areia, no traço 1:3 a 1:4 com caimento mínimo de 1% (para áreas externas) e 0,5% (para áreas internas e calhas) . Arredondar cantos vivos e arestas. Tubulações emergentes e ralos deverão estar rigidamente fixados, garantindo assim a perfeita execução dos arremates. Recomenda-se que se execute um rebaixamento de 1 cm de profundidade ao redor dos ralos, com diâmetro de 50 cm. A impermeabilização deve ser executada nos rodapés com altura mínima de 30 cm do piso acabado e embutida com profundidade 3 cm.



Regularização de superfície
2° Passo – Aplicação do Primer
Após regularizar a superfície, deve-se aguardar a secagem (no mínimo 48 horas) e, em seguida, fazer a aplicação na área utilizando primer fornecido pelo fabricante com consumo aproximado de 0,5 litro/m².
Perspectiva de uma área após aplicação do Primer
3° Passo – Aplicação do asfalto oxidado
Para colagem com asfalto a quente, aplicar uma demão de Asfalto à temperatura de 180° a 200°C(os limites de temperatura deverão ser confirmados pelo fabricante), com auxílio de meada.É importante que seja controlado o consumo do asfalto quando da aplicação de modo a garantir o consumo mínimo de 3 kg/m² (ou conforme recomendação do fabricante).


Aplicação de asfalto oxidado

4° Passo – Aplicação de manta asfáltica
Imediatamente após a aplicação do asfalto oxidado, desenrolar a Manta sobre a superfície, tendo o cuidado de permitir um excesso de asfalto à frente da bobina. A sobreposição entre duas Mantas devem ser de no mínimo 10 cm, tomando-se os cuidados necessários para uma perfeita aderência. É importante prever um banho de asfalto após a colagem da emenda (no caso de não ser prevista um banho geral de asfalto).
Abaixo temos imagem ilustrando área com manta asfáltica já aplicada. Na parte inferior temos a manta asfáltica aplicada com o banho de asfalto oxidado (2 kg/m²) e na parte superior temos a manta aplicada sem o banho de asfalto.

Área com manta asfáltica já aplicada
5° Passo – Aplicação de camada separadora
Sobre a impermeabilização, colocar camada separadora composta por papel kraft, filme de polietileno ou similar.
A camada separadora tem a função de evitar a aderência da proteção mecânica sobre a impermeabilização, evitando que atuem diretamente sobre a mesma provocando seu desgaste
Imagem ilustrativa com tipos de camada separadora.

6° Passo – Proteção mecânica
Trata-se basicamente do revestimento primário ou definitivo para evitar abrasão ou perfuração da manta com objetos cortantes ou desgaste prematuro ou ressecamento do material.
Executa-se em seguida, uma argamassa de cimento e areia no traço 1:3 ou 1:4,  e espessura mínima entre 3 e 4 cm.